CARACTERISTICAS DE UM JOGO DE CAPOEIRA ANGOLA

MALÍCIA: Todos os verdadeiros mestres concordam em admitir que este é um importante fundamento da capoeira. ou seja. a habilidade e surpreender o adversário, de “fechar-se” e evitar ser apanhado de surpresa pelo outro. O bom capoeirista está sempre “fechado”. O angoleiro distrai seu rival, brinca com ele, engana-o, mostrando-se desprotegido, para ser atacado justamente onde deseja e, assim, lançar seu contra-ataque com mais eficácia.

COMPLEMENTAÇÃO: Os dois jogadores ficam atentos aos movimentos um do outro e sempre se deslocam, atacam. ou se defendem em função do que fizer o adversário, ou para provocar determinado movimento deste. Joga-se sempre perto do rival e respondendo a seus movimentos através de ataques. defesas e contra-ataques. Os capoeiristas não devem entrar em choque direto. porque assim a harmonia do jogo será rompida. É preciso contribuir para criar essa harmonia desenvolvendo o próprio jogo, mas deixando que o adversário possa fazer o seu próprio. E preciso jogar e deixa jogar.

JOGO BAIXO: O jogo de Angola tem movimentos predominantemente (mas não apenas) baixos, isto significa que, embora grande parte dos movimentos requeira que ambas as mãos estejam apoiadas no chão, as pernadas são em geral, de pouca altura, e as posições de guarda (com as quais se espera o movimento do rival e se prepara o próprio) exigem que as pernas estejam flexionadas e o tronco e a cintura a baixa altura. Ao contrario do estereótipo, Angola também se joga em pé, mas as pernadas são baixas.

AUSÊNCIA DE VIOLÊNCIA: Na capoeira angola, os jogos. em geral são exatamente isso - Jogos. Pretende-se atingir o adversário com alguns golpes, evitar que ele nos alcance, mas na angola bem feita, jogada por verdadeiros angoleiros, a luta (no sentido de atingir o adversário) está sempre inseparavelmente misturada com o jogo.

MOVIMENTOS BONITOS: Este é um dos elementos mais importantes na Capoeira Angola e dos menos entendidos. Nesta mistura de luta e jogo, o elemento estético adquire grande importância. Mas é uma estética própria, que surge do contexto étnico afro-brasileiro). Essa característica se soma as anteriores, e, embora o angoleiro procure fazer movimentos bonitos, é difícil ver um jogador ficar desprotegido por fazer um movimento belo ou interromper a harmonia do jogo para fazer uma pirueta.

MÚSICA LENTA: A Capoeira Angola é cadenciada e se realiza com ritmo lento em comparação com o de outras variantes. E um jogo de domínio do corpo. mas também de mente. Num bom aprendizado os movimentos de um jogo são esmiuçados e as várias possibilidades de ação estudadas, como num jogo de xadrez. A descontração do corpo e os movimentos lentos permitem que os jogos de angola sejam muito mais demorados.

IMPORTÂNCIA DO RITUAL: A capoeira é um jogo com regras não escritas mas que, assim mesmo, estão presentes e regem seu desenrolar. No caso da Angola, o conhecimento dessas regras é muito importante. Não se pode ser um bom angoleiro quando não se sabe direito quando sair do pé do berimbau, que gestos invocando proteção se realizam antes disso ou como se faz adequadamente uma “chamada”.

TEATRALIDADE: Esse é outro aspecto geralmente relegado quando se fala de capoeira. Na prática, cada vez mais é deixado de lado como coisa do passado. No entanto, as expressões no rosto, os movimentos das mãos, fingindo medo, distração, alegria, convidando o adversário a jogar ou distraindo sua atenção; a maneira como certas canções são gestualizadas; tudo isso faz parte da essência da capoeira Angola.

Este texto faz parte de um estudo desenvolvido pelo argentino Alejandro Frigério, intitulado: Capoeira, de arte negra a esporte branco.